TENRIKYO
Deus-Parens, Tenri-Ô-no-Mikoto, revelou-se através de Miki Nakayama, Oyassama (Nossa Mãe), para salvar toda a humanidade. Esse fato ocorreu em 26 de outubro de 1838, marcando o início da Tenrikyo. Deus-Parens é o Deus original e verdadeiro que criou toda a humanidade e tem orientado e protegido os seres humanos desde a criação. Deus deu origem aos homens por desejar compartilhar a alegria de desfrutar uma vida repleta de felicidade. Então, a vida plena de alegria e felicidade é o objetivo da existência humana. E sendo Deus-Parens, o Pai e Mãe de toda a humanidade, nós somos seus filhos e, portanto, somos todos irmãos.
É ensinado que o nosso corpo é um empréstimo de Deus e que somente o espírito nos pertence. E se nossa conduta espiritual estiver condizente à vontade de Deus, poderemos alcançar a vida plena de alegria felicidade. Então, por que somos tomados por enfermidades, angústias, problemas e infortúnios? Porque acreditamos que vivemos graças à própria força e negligenciamos a existência de Deus, que com sua providência, concede-nos vida.
Deus-Parens compara o mau uso espiritual à "poeira". Ou seja, toda conduta espiritual que não está de acordo com a vontade de Deus é chamado de "poeira". Contudo, Deus-Parens nos incentiva a limpar diariamente as poeiras que acumulamos no espírito. As doenças e infortúnios não são apenas punições, mas sim resultam do nosso uso equivocado que fazemos do espírito. Através dos problemas, Deus-Parens procura fazer-nos compreender a intenção divina e guia com seu ilimitado amos parental para a concretização da vida plena de alegria e felicidade. Esta atitude de Deus é denominada de orientação divina.
Através da orientação divina, podemos refletir sobre o nosso uso espiritual cotidiano e modificá-lo conforme o desejo de Deus, que nos conduz ao verdadeiro caminho para a salvação.
Acreditamos nas providências de Deus-Parens, vencemos quaisquer obstáculos como os problemas pessoais ou sociais, e ganhamos ânimo para nos dedicarmos à salvação do próximo. Essa atitude espiritual é chamado de satisfação sincera (tanno).
Fomos criados por Deus-Parens e somos vivificados por suas providências. Se compreendermos realmente este ensinamento, seremos capazes de experimentar a alegria de viver. A expressão desta alegria em nossas ações diárias é a prática do hinokishin, ou seja, dedicação diária. Tendo como base o ensinamento de que somos todos irmãos, devemos seguir a vontade divina e dedicar-nos ao auxílio e salvação do próximo.
Devemos nos esforçar para limpar as poeiras espirituais diariamente e praticar o hinokishin com o espírito de satisfação sincera. Se todas as pessoas do mundo se empenharem para compreender o próximo e auxiliarem-se mutuamente, este espírito sincero será certamente aceito por Deus, que manifestará seguramente o seu trabalho onipotente.
A Tenrikyo difundiu-se por todo o Japão e também tem propagado por vários outros países no mundo. Manifestando a nossa sincera fé em Deus-Parens, estamos orando pela paz mundial e trabalhamos para que cresça o desejo de salvação mútua entre todos os homens do mundo. Assim, alcançaremos a meta da realização da vida plena de alegria.
A Sede mundial da Tenrikyo encontra-se na cidade de Tenri, Japão, e é o local onde Deus-Parens criou pela primeira vez os seres humanos. Portanto, este local denominado de Jiba é a Terra Parental de toda a humanidade. Em Tenri, encontra-se várias instituições educacionais como uma biblioteca e um museu, ambos mundialmente famosos. No campo social, temos um orfanato e um hospital. Estas instituições são elementos de trabalhos auxiliares para a realização do mundo de vida plena de alegria e felicidade, pois valorizam o aprofundamento da compreensão mútua entre todas as pessoas.