SOBRE A IGREJA - IGREJA TENRIKYO AMAZONIA

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APRESENTAÇÃO
 
 A Igreja Tenrikyo Amazônia, teve sua origem através das atividades do Departamento de Missões Ultra-Marinas da Igreja-Mor Honshiba.  Atualmente, a Igreja Amazônia, está localizada na cidade de Ananindeua, estado do Pará, região norte do Brasil, e foi inaugurada no dia 20 de Agosto de 1972. O reverendo Tateo Maruoka, que era o condutor da Casa de Divulgação Amazônia, foi nomeado como I Condutor da Igreja Tenrikyo Amazônia, entretanto, retornou (faleceu) um pouco antes da inauguração da igreja. No dia 26 de julho de 1972, treze dias após o retornamento do I condutor, o terceiro filho, Sr. Yoshio Maruoka, assume como II Condutor da Igreja Tenrikyo Amazônia. Atualmente, a Igreja Tenrikyo Amazônia conta com uma Casa de Divulgação e 18 Irmandades, situadas em diversos locais do Brasil. Realizando diversas atividades de divulgação do ensinamento, em meio a atividades socioculturais, atividades educativas como a Escola de Língua Japonesa e demais atividades. Na atualidade, a igreja está sob a condução do III Condutor, Leonardo Yoshikazu Maruoka.
 

 


 

CONSIDERAÇÕES GERAIS

 A Igreja Tenrikyo Amazônia teve origem através das atividades do Departamento de Missões Ultra-Marinas da Igreja-Mor Honshiba. Entretanto, concomitante a existência de uma forte predestinação, havia também, a Razão Divina, almejando esta realidade. Esta concretização se ampara nas origens da Fé, que o pai do I condutor da Igreja Tenrikyo Amazônia, Sr. Yoshitomo Maruoka, expressava inúmeras vezes em suas pretensões, a respeito da “Divulgação da Fé da Tenrikyo no Exterior”, antes mesmo dos planejamentos das Missões Ultra-Marinas da Igreja-Mor Honshiba iniciarem.
 
Anos mais tarde, os irmãos Takashi e Azuma Maruoka, vieram para a Amazônia, como imigrantes, com a responsabilidade de desbravar os territórios ainda pouco habitados desta região do Brasil. Por conseguinte, Deus-Parens, acertadamente, fez iniciar a caminhada rumo à divulgação dos ensinamentos nesta vasta região que, em muitos locais, ainda eram quase inabitados. Quando ainda estavam no Baixo Amazonas, sentiram e reconheceram a necessidade da divulgação dos ensinamentos deste Caminho para a população desta região do país, tão afastada de tudo e muito pobre.  Escreveram então uma carta de solicitação para que fosse instalada uma base de apoio e de divulgação dos ensinamentos da Tenrikyo nesta região.  A razão de Deus, sutilmente nos influencia e nos encaminha. Podemos dizer que isso seja o caminho da predestinação. A razão de sentirmos gradativamente as orientações de Deus é que nos faz acumular as virtudes e entender a razão da fé de nossos ancestrais.
 

ORIGEM DA FAMÍLIA MARUOKA
 
O Sr. Yoshitomo Mizoguchi, pai do I condutor desta Igreja, nasceu no dia 09 de fevereiro de 1878, no estado de Miyazaki, município de Nishimorokata, bairro de Okoubira no Japão, na província de Kyushu. Era o segundo filho de Kumajirou e Mine Mizoguchi. A família Mizoguchi, era uma família da Classe de Samurais (samurai: Após o restabelecimento da era Meiji, as famílias que eram de classes dos samurais, foram subdivididas na seguinte ordem de SHIZOKU: No topo, Nobres e Samurais, na base os plebeus).
 
Em 1892, quando Yoshitomo completou 15 anos, e se tornou adulto pela tradição da época, perderia a garantia da sucessão familiar por ser o segundo filho. Ao perder o título de nobre, tornar-se-ia um plebeu. Entretanto, seu pai Kumajirou, por amar seu filho, não queria que ele se tornasse um plebeu. Pensou bastante e decidiu afilia-lo a outra família de nobres.
 
Na época, a família Maruoka que tinha o título de Samurai, não tinha um sucessor (filho) e em 1894, após algumas negociações, Yoshitomo Mizoguchi foi adotado pela família Maruoka, com o direito de usar o nome e a influência de uma família de nobres, mudando seu nome e família, tornando-se Yoshitomo Maruoka, iniciando assim, sua ligação com a predestinação da família MARUOKA.
  

ORIGEM DO INGRESSO À FÉ NA TENRIKYO

O Primogênito Yoshiaki tinha um histórico escolar excelente, pois gostava muito de estudar. Era a maior esperança e orgulho do pai. Quando Yoshiaki estava na 4º série do ensino médio (16 anos), ficou doente repentinamente. Sentiu náuseas e expeliu sangue pelo vômito. Yoshiaki  havia contraído tuberculose. Sua mãe Eda, ficou muito aflita e preocupada, pois, não havia cura naquela época para tal doença. Todos que conheciam se afastavam com medo do contágio. Não acreditava que o filho com quem ela mais contava, estava com tuberculose. Os médicos aconselharam-na para que deixasse Yoshiaki isolado. Seu pai, Yoshitomo, que também estava desesperado e preocupado, deixou os filhos Massaki e Azuma aos cuidados de sua família de origem que era a família Mizoguchi,  acontecendo assim a inevitável separação familiar.
Foi nesta ocasião de puro desespero que um dia, uma senhora bateu na porta da família Maruoka dizendo: “Sou da igreja Tenrikyo”.  Eda, mesmo debilitada, conseguiu atender a visita. E sem saber o que fazer, acabou por prestar atenção naquela senhora que começou a falar sobre Deus, perguntando se ela podia fazer a oração nela e em Yoshiaki.  Eda, vendo a seriedade daquela senhora, não pôde rejeitar o pedido.  Principalmente, pelo fato dela ter tido a coragem de entrar na casa de um tuberculoso sem receio, o que era raríssimo de acontecer. Então, a senhora ministrou o Osazuke – Dom da Concessão Divina.  A partir deste dia, esta senhora visitava Eda e Yoshiaki diariamente, sem falta. Inicialmente, fraca e sem forças para andar, no quarto dia, Eda, sem mais nem menos, conseguiu ficar de pé. Nessa hora, Ela escreveu uma dedicatória de agradecimento para a senhora da Tenrikyo, pedindo também, que parasse com as visitas. Esta senhora era missionária de uma Igreja pertencente à Igreja-Mor Honshiba, e seu nome era Kayo Maruyama.  Esses foram os primeiros contatos que a família Maruoka teve com a religião Tenrikyo.
  
 A Missionária Maruyama, mesmo tendo recebido o pedido para parar com as visitas doutrinárias, voltou a visitá-los quatro meses depois.  Eda notou que foi graças à Razão do Osazuke da Tenrikyo, que ela conseguiu se levantar naquele dia.  E durante a sua constante luta contra a doença do filho, almejava que ela voltasse a visitá-los novamente. Foi então que a senhora Maruyama voltou.  Nesse momento, via-se lagrimas descendo dos olhos dos dois, começando então, os primeiros passos para a aceitação desta fé.
 
Eda conseguiu perceber e compreender a predestinação da família Maruoka. Refletiu e chegou à conclusão de que, se permanecesse nesta situação, todos os seus filhos seriam dizimados pela predestinação. Ela então optou por estudar, aprender e ser disciplinada pelo ensinamento do Parens, criador deste mundo. Com as orientações de Deus, estava disposta a fazer qualquer coisa para cortar por completo essa má predestinação. Com o afastamento dos quatro filhos do seio familiar e com o filho mais velho doente com tuberculose, que na época era uma doença incurável, o amanhã estava muito obscuro. Eda já não se importava mais consigo e desejava apenas que Deus salvasse os seus filhos e o seu marido.  
  
 Parando para refletir, ela percebeu que esta predestinação provia desde a geração do pai adotivo Kinjiro, e atualmente estava sendo mostrado no filho Yoshiaki. Desde o inicio da fé de Eda, Yoshitomo ficou bastante próximo aos ensinamentos da Tenrikyo. E mesmo não acreditando tanto quanto Eda, bem como, ser contra a ida de Eda para ingressar no Curso de Doutrina de seis meses na sede, devido sua fraqueza física, Yoshitomo deu seu consentimento. Creio que tenha sido isso que o fizera obter algum desejo ou esperança em relação à Tenrikyo.  E em agosto de 1924, além do sentimento de gratidão por seu marido, Eda regressou com o espírito alegre e determinado à Jiba. Rapidamente, meio ano se passou desde o regresso de Eda à Jiba, e durante esse tempo, quem se encarregou dos afazeres diários da casa foi uma missionária da mesma igreja da Sra. Maruyama chamada Yumi Oman. Mesmo sendo uma casa de alguém com tuberculose, ela se dedicava diariamente, sem restrição alguma aos serviços, desde o primeiro dia em que Eda partiu à Jiba. Yoshitomo ficou impressionado com tal atitude e pensou: “Como é possível alguém se dedicar tanto assim a uma pessoa sem conhecer direito e sem gratificação alguma? O que eles iriam ganhar mandando minha esposa ao Curso, sem cobrar nada?”. Vendo a sinceridade das pessoas que pertenciam à Tenrikyo, Yoshitomo mudou radicalmente o seu olhar sobre elas. A sinceridade do Hinokishin havia mudado o seu coração e ele começou a achar maravilhoso o caminho da salvação mútua.  Assim, o casal percorreu junto o caminho da fé, que até então haviam caminhado um longo período sob a sombria tempestade. No caminho da fé, viu o céu se abrir, clareando tudo a sua volta, sentindo apenas o calor do sol batendo em seus rostos.
  
 Yoshiaki, que já estava bastante debilitado e desnutrido, melhorava um pouco, mas, se agravava novamente. Até que uma lagrima riscou o seu rosto e abrindo seus olhos disse: “Pai, mãe, obrigado por cuidarem de mim esse anos todos”. “Obrigado.” “Me desculpe, por não ter servido muito...”  Yoshiaki pediu desculpas por causar tanto sofrimento aos pais, por preocupar os irmãos e desejava ver a família reunida novamente algum dia. Desesperado, Yoshitomo chorou como nunca havia chorado antes, e derramando lagrimas de arrependimento, começou a dizer: “Êxito social, posição e fortuna pra que?” “De que me adianta, se eu não consigo sequer salvar um filho?”. Yoshitomo, percebendo sua predestinação, decididamente falou: “Há 26 anos vivi como professor e fiz de tudo por meus ideais, de agora em diante mudarei completamente isso.” Ele foi à igreja, e diante de Deus, jurou que a partir daquele momento, ele iria se dedicar unicamente a Deus e a salvação universal. Quando voltou a sua casa, contou a sua esposa e a seu filho sobre a sua decisão e um pouco depois, Yoshiaki, com um sorriso estampado no rosto, silenciosamente suspirou pela última vez e selou sua jornada nesta vida.
 

 TENRIKYO NA VIDA DO I CONDUTOR DA IGREJA AMAZÔNIA
 
 Um ano vivendo separado da família em Dairen na China, Tateo Maruoka sente a solidão em seu cotidiano, entretanto, ele pôde vivenciar ricas e variadas experiências. Nesse tempo, não se sabe o que Tateo sentia em seu interior, e influenciado por uma pessoa cristã, torna-se um fiel da fé Cristã, que na época, foi o único ensinamento religioso que ele tomou conhecimento. Tateo, mais tarde é transferido para uma filial do banco em Tintao (China). E devido ao senso de responsabilidade e a solidão que sentia por não ter a sorte de estar com a família, chama seu irmão mais novo Azuma, para lhe acompanhar, e o coloca para estudar na Escola Ginasial de Tintao.  Tateo, além de sua sinceridade, possuía boas relações no trabalho como bancário e com o cristianismo. Tinha uma variedade imensa de passatempos como praticar tênis, pintura, violino, literatura, artes plásticas, leitura de ciências e medicina, alpinismo e até judô. Nas relações sociais viveu uma juventude muito agradável. Porém, sentia em seu interior, uma insatisfação que se acumulava a cada dia. E começou a sentir também, que trabalhar como bancário não combinava com ele.
  
 Em março de 1928, animado, volta ao Japão. Tateo, não havia percebido que, o fato dele voltar era um encaminhamento de Deus. Logo de inicio, Tateo se dirige à Igreja Honshiba, para ver seus pais. Foi um lindo reencontro depois de longos 10 anos. Seus pais, Yoshitomo e Eda, ao vê-lo, ficaram muito extremamente felizes. Por conta do retornamento de Yoshiaki, Yoshitomo ansiava que seu segundo filho, Tateo, herdasse ou desse continuidade ao Caminho que ele e Eda estavam trilhando. No entanto, Tateo explicou aos pais que ele estava indo à Hokkaido para fazer um trabalho cristão. Yoshitomo e Eda tentaram convencê-lo a ficar em Tókio, mas, ele já havia se decidido que o melhor, seria viver naturalmente de acordo com o seu coração, e estender por este imenso mundo o seu sonho. Mesmo porque, ele não tinha onde ficar em Tókio, e não poderia ficar dependendo de seus pais que estavam vivendo na igreja. Ele entendeu bem a vontade de seus pais, porém, sentiu também, que não poderia deixar de seguir os seus sonhos e suas vontades.
 
Devido à predestinação da família Maruoka, tanto Yoshitomo como Eda, achavam que Tateo deveria viver na fé, e pensando assim, pediu que Tateo regressasse à Jiba.  Devido à devoção e ao insistente pedido que seus pais tanto faziam, Tateo se pergunta que fé é essa que os pais tanto confiam? E o lugar chamado Jiba, como será? Então, sem pensar muito, aceita o pedido dos pais. E em 20 de maio, regressa à Jiba e se conduz às preleções do Besseki. Depois de atender ao pedido dos pais, se despede deles e viaja à Hokkaido, para realizar o trabalho que havia assumido. Logo após, Yoshitomo e Eda, foram instruídos no dia 25 de junho de 1928, pela condutora Akiyo Shirokihara (Condutora da Igreja Honshiba), a empreender as divulgações em Itabashi (Tókio). Na maioria das vezes, Yoshitomo era designado a fazer os serviços da Igreja Honshiba e Eda era quem saia para fazer as divulgações. Assim, em 03 de outubro do mesmo ano, foi estabelecida a Casa de Divulgação Honnoboru em Itabashi. O Sr. Tateo Maruoka, mais tarde, se tornaria o II Condutor da futura Igreja Honnoboru.
 
Em Hokkaido, ele começa a trabalhar com o grupo cristão, e lá conheceu e firmou o matrimônio com a Sra. Midori Hashizume que também fazia parte do grupo cristão. Tateo permanece trabalhando junto com sua esposa em Hokkaido, até ser comunicado do retornamento de seu pai Yoshitomo. Tateo retorna a Tokyo, e depois de inúmeras solicitações por parte de sua mãe Eda, decide fazer o Curso de Doutrina da Tenrikyo de seis meses, em Jiba e toma posse do cargo de II Condutor da Igreja Honnoboru, em Itabashi. Sua esposa Midori, mesmo não aceitando inicialmente, resolve seguir junto com o marido nesta nova jornada. Aos 64 anos, Tateo passa o cargo de Condutor, ao seu primogênito Sr. Megumu Maruoka, e segue rumo às divulgações do ensinamento da Tenrikyo, na Região Amazônica do Brasil, deixando sua esposa, seus filhos em Itabashi.
 

 DIVULGANDO O ENSINAMENTO DA TENRIKYO NA AMAZÔNIA
  
 Após o estabelecimento dos irmãos Takashi e Azuma Maruoka no Baixo Amazonas ( Cidade de Juruti – Pará ) e posteriormente, em Belém,   sentiram  uma  grande necessidade  em divulgar os Ensinamentos da Tenrikyo às pessoas que moravam naquelas localidades tão longínquas e tão carentes de tudo. Azuma então, escreve uma carta ao II Shimbashira, Shozen Nakayama, solicitando a instalação de uma Base de Apoio de Divulgação da Tenrikyo na região.
 
Em Agosto de 1966, uma equipe do Japão composta pelo Condutor da Igreja-Mor Honshiba, Sr. Akihiro Shirokihara e assistente, Sr. Megumu Maruoka, chegam a Belém para fazer uma visita de reconhecimento da região. E em agosto de 1968 o Condutor da Igreja Honnoboru, Sr. Tateo Maruoka, após passar a condução da Igreja para o seu filho mais velho, deixa sua esposa no Japão, e com uma idade já avançada, parte sozinho rumo ao Brasil, para realizar o Missionamento na Região Amazônica. Estabelecendo-se inicialmente, na localidade denominada, Coqueiro, no Município de Ananindeua-PA. Neste local, iniciou com uma pequena plantação de hortaliças e criação de galinhas poedeiras.
  
 Em setembro de 1969, chegam ao Brasil, a convite de Tateo, seu terceiro filho, Yoshio Maruoka e esposa, Kuniko Maruoka, e junto, o casal, Sr. Akira Fujino e esposa, Tsuyako Fujino, para juntar-se no missionamento desta região. Em outubro de 1969, fundaram a Casa de Divulgação Amazônia, que se tornou o cerne para o estabelecimento da Igreja Tenrikyo Amazônia. Além do missionamento, Tateo, se integra no Centro Cultural da Colônia Japonesa local, sendo referência e muito respeitado pelos participantes, iniciando uma escola de língua Japonesa para os filhos da comunidade japonesa local que perdura até hoje, e tem importância histórica relevante, por ter sido precursora desta atividade na localidade.
 
Em 1971, o Condutor da Igreja-Mor Honshiba, na ocasião em que veio fazer a visita doutrinária, adquiriu um terreno próximo à Rodovia BR 316, no KM 03, ainda na cidade de Ananindeua-PA, onde, construiu um recinto para reverência. Esta travessa, futuramente recebe a denominação de Travessa Tenri, em reconhecimento a este ensinamento pelas autoridades locais. No ano seguinte, Tateo regressa à Jiba, para as comemorações dos 60 Anos da Igreja-Mor de Honshiba. Como essa era uma época em que antecedia os 90 Anos de Ocultamento Físico de Oyassama, nesta ocasião, Tateo faz a determinação espiritual de fundar a Igreja e, portanto, solicitou permissão para tal, e retorna ao Brasil com a autorização da Sede.
 
Em 18 de fevereiro de 1972, iniciaram-se as obras da construção da Igreja Amazônia. No entanto, devido à predestinação, na noite do dia 13 de julho de 1972, ao regressar de uma reunião no Centro Cultural Pan Amazônico, Tateo, nomeado como I condutor da Igreja Amazônia, a pouco tempo da inauguração da igreja, sofreu um acidente de transito, vindo a retornar repentinamente. O inesperado retornamento do condutor, aos 68 anos de idade, trouxe uma urgente adversidade, que foi orientado pela Igreja-Mor Honshiba, instruindo que seu filho, Sr. Yoshio Maruoka, assumisse como II Condutor desta Igreja. Para isso, ele deveria regressar imediatamente à Jiba, e se esforçar-se em atender ao cronograma inicial de inauguração que seria no dia 20 de agosto de 1972. A permissão de posse para o Sr. Yoshio Maruoka, como II Condutor foi concedida no dia 26 de julho de 1972, e assim, a Cerimônia de Estabelecimento da Igreja Tenrikyo Amazônia, foi realizado no dia pré-determinado, com a presença do Condutor da Igreja-Mor Akihiro Shirokihara e comitiva, a presença do Primaz da Sede Missionária do Tenrikyo no Brasil – Dendotyo, o Primaz Chujiro Otake, e uma equipe da Associação dos Moços do Tenrikyo do Brasil, que muito ajudou nos preparativos iniciais, além de muitos outros convidados da região.
  
 O repentino retornamento do I condutor, Tateo Maruoka, foi um grande “” para todos os fiéis desta igreja, porém graças ao esforço conjunto e a ajuda mútua de todos os fiéis desta igreja e de outras igrejas, fizeram com que deste “”, germinassem muitos brotos, que ainda hoje, a Igreja continua colhendo. E mesmo tendo como condutor, o jovem e inexperiente, Yoshio Maruoka, esta igreja conseguiu crescer e realizar diversas atividades em prol desta região, nas diversas modalidades, e ainda hoje, procura diversificar e realizar novas atividades que possam trazer benefícios maiores para esta comunidade, e também, em outros locais bem mais afastados, levando os ensinamentos divinos e fortalecendo também, os vínculos entre os fiéis. Hoje, a Igreja, conta com uma Casa de Divulgação e 18 irmandades, situadas em diversos locais na Região Norte e também em outras regiões do Brasil, realizando diversas atividades de divulgação deste ensinamento, nos meios socioculturais e educativos, como a Escola de Língua Japonesa e demais atividades. Atualmente, a Igreja, está sob a condução do Reverendo, Leonardo Yoshikazu Maruoka, filho mais velho do Sr. Yoshio, empossado em 20 de novembro de 2016, como o III Condutor da Igreja Tenrikyo Amazônia.


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