PALESTRA 08 - IGREJA TENRIKYO AMAZONIA

Ir para o conteúdo

Menu principal:

ARQUIVOS > PALESTRAS > YOSHIHIKO SHIROKIHARA
Cultivar e Praticar o espírito de salvar o próximo
 

“Tenha o espírito alegre. Salve o próximo. Tire os maus hábitos e temperamentos”, assim foi ensinado por Oyassama nossa mãe, e com esse pensamento firme que devemos realizar o serviço diário.

   É algo maravilhoso quando somos tratados com bondade, pois acabamos nos tornando bons para com o próximo. Porém, quando acontece o contrário, quando somos tratados com indiferença ou usam palavras que nos machucam, acabamos ficando aborrecidos e mal humorados. Nós seres humanos, temos a facilidade de sentirmos essa hostilidade que está presente no nosso dia-a-dia. Se refletirmos um pouco, para que possamos ter um relacionamento harmonioso com o próximo, é necessário ter o sentimento sincero, pois isso é o papel fundamental para se ter uma vida plena de alegria e felicidade.

   Ao percebermos a aflição e as inconveniências do outro, e pedirmos firmemente a Deus-Parens com o espírito sincero de querer salvar o outro, sem percebermos estaremos alcançando bênçãos em nossas vidas, e provavelmente estaremos nos encaminhando para a vida plena de alegria e felicidade. Portanto, realizar o Otsutome(serviço sagrado) com dedicação e querer salvar o próximo com o espírito sincero e determinado, acredito que seja algo extraordinário.
No serviço mensal, é preciso que todos, unidos, tanto aos que tocam os instrumentos, quanto aos que dançam e os que cantam, estejam com o espírito sincero de querer salvar àquele que está em dificuldades ou que está sofrendo por alguma causalidade.
No serviço mensal, devemos nos concentrar na salvação do próximo com o espírito sincero, e não apenas pensar em coisas próprias ou tocar corretamente o instrumento. 

   A música, o instrumento, a dança e o espírito devem estar em sintonia, com o desejo de salvar realmente o outro.
Durante o serviço mensal, se tiver o intuito verdadeiro de salvar o próximo, é necessário ter o espírito de determinação, pedindo profundamente à Deus-Parens a salvação do outro. Portanto, o serviço mensal não significa apenas um serviço comum, o “Tasuke Zutome” já diz que é um Serviço de Salvação. Se for realizado dessa forma, acredito que a salvação será concretizada.

   No mundo atual, vivemos numa sociedade em que usufruímos de muita abundância, que faz com que as pessoas pensem que isso seja algo lógico ou natural, porém, se pensarmos dessa forma, perderemos o sentimento de gratidão pela existência de todas as coisas do mundo e pelo próprio ser humano, ou seja, o nosso sentimento de gratidão ficará cada vez mais fraco, sem dar valor a nada. Educar hoje em dia não e algo fácil, muito menos educar alguém para agüentar firmemente os sentimentos e as suas vontades, está cada vez mais difícil as pessoas terem satisfação na vida. Por isso, é de suma importância que nós adultos possamos ter o espírito de satisfação sincera e gratidão no nosso dia-a-dia.
Oyassama nos ensinou que, em relação às coisas materiais, tudo deve ser usado com cuidado e não despedaçá-los, pois tudo foi algo que Deus-Parens nos concedeu. Dessa forma, não devemos nos esquecer de fazer o bom uso dos objetos como ter o sentimento sincero de salvar os outros.



Chefe da igreja-mor Honshiba, 

Yoshihiko shirokihara



 
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal