ÔTONOBE-NO-MIKOTO
<A assistência divina de extrair a criança do útero da mãe no nascimento. No mundo, a providência da extração em geral>
Revela-se no céu como a Estrela da Tarde. O ponto cardeal é oeste. O seu aspecto no mar de lama na criação dos seres humanos é uma cobra preta. No corpo humano, é o trabalho de parto. No mundo, é o do nascimento da vida, do brotação, do crescimento, da técnica, da habilidade e outros afins. E apresentado como um elemento masculino. No nascimento, é o trabalho de extrair o filhote. Então, a providência de Kunissazuti liga a respiração ao mesmo tempo que a providência de Taishokuten corta a relação com o útero materno.
É o trabalho de extrair e desenvolver a força e a resistência do corpo, a inteligência e, na sociedade, a promoção e o sucesso. No mundo, é o que dá força para que todas as coisas brotem das sementes. Tudo depende desta providência, denominada Otonobe-no-mikoto.
A sua característica espiritual é a de esforçar-se em extrair mesmo que venha a romper-se, a de trabalhar adquirindo a técnica e a habilidade a tal modo que sejam consideradas profissionais, e a de extrair o valor das coisas e das pessoas. O espírito que corresponde a esta providência é a atitude de apreciar a verdade que se diz excelente sobre as coisas, e a de elogiar devidamente, respeitar e formar os próximos.
Ao contrário, a atitude de insatisfazer-se das coisas tidas e de desperdiçar, de citar os defeitos dos outros e subestimar-lhes o valor não combina com esta providência, causará o parto difícil, a deficiência de crescimento, a constituição fraca, a perda de cabelos e os males de secreção interna. E muito importante reciclar o que se joga fora, esforçar-se em adquirir pessoalmente conhecimentos profissionais por educar pessoas de tenra idade e animar-se à salvação dos próximos e à formação das crianças.