PALESTRA 01 - IGREJA TENRIKYO AMAZONIA

Ir para o conteúdo

Menu principal:

ARQUIVOS > PALESTRAS > YOSHIHIKO SHIROKIHARA
 Seguindo adiante no caminho do crescimento espiritual

   Na Tenrikyo, ao falarmos em divulgação (espargimento da fragrância ), pensamos em visitas de porta em porta, andar cantando os hinos sagrados pelas ruas, divulgar em praça pública, distribuir panfletos, etc. Mas, para mim, acho que também é muito importante, demonstrar diretamente e falar que, ¨eu sou um fiel deste caminho¨. E para isso, é necessário se esforçar e ter bastante coragem. Se eu falar à alguém que, ¨sou um integrante e fiel da tenrikyo¨.

   Surgirão pergunta como: ¨O que é tenrikyo? ¨, então, responderia que o Tenrikyo, é um ensinamento divino, em que Deus, com o intuito de ver, os seres humanos viverem em plena alegria e felicidade junto a ele, fez o mundo e tudo que há em nossa volta (os humanos, os animais, a natureza e tudo que há nesse universo). É ensinado também que Deus nos emprestou um corpo para servirmos de ¨instrumento¨ para a realização de um mundo jubiloso. É ensinado que para nós que o corpo é algo ¨emprestado por Deus e tomado emprestado por nós ¨. Isso é algo que representa concretamente o exemplo da vida plena de alegria e felicidade e apenas o espírito nos pertence, isto é, através dele utilizamos o corpo livremente.

   O espírito de cada um é diferente dos outros e é por esse motivo que tanto a busca pela felicidade, como o modo de viver difere um do outro. E por ter a liberdade no uso espiritual, que podemos todos os dias, usá-lo para nos aproximarmos da felicidade como também, nos afastarmos desta felicidade, dependendo unicamente da nossa escolha. Na Tenrikyo, o uso errôneo do espírito,que nos afasta da felicidade, são comparadas à ¨poeiras¨. E nos são ensinadas como ¨as 8 poeiras espirituais ¨ que são: mesquinhez, cobiça, amor-próprio, ódio, rancor, raiva, avidez e soberbia. E o fator que mais nos distancia da felicidade,em termo de uso espiritual é a avidez (ambição). A poeira, se for rapidamente espanada, sairá com facilidade. Mas, se houver desleixo e acumularmos poeiras no espírito, ficar sempre insistindo em falar mal das pessoas, queixarmo-nos disso ou daquilo, mentirmos, futuramente o nosso espírito irá estar tão empoeirada que difícil será remove-las. É por esse grande motivo que devemos todos os dias nos empenhar em limpar bem as poeiras do espírito. O ser humano se prende e fixa exageradamente às coisas materiais. As vezes esse espírito obstinado,inflexível e teimoso, é que faz a pessoa pairar nas horas difíceis da vida, pois a pessoa não possui flexibilidade para mudar o seu espírito e começar a ver o problema de uma outra forma. Insistir em não mudar,fará sempre a pessoa dar de cara na mesma muralha, até que ele mude o seu espírito.

   Quando nos confrontamos a um grande nó(fato) na vida,logo pensamos, ¨isso só pode ser um sonho...¨ mas, a realidade não desaparece. Em seguida, culpamos as pessoas. ¨com certeza, foi por causa desta ou daquela pessoa...¨ , mas mesmo culpando os outros a pessoa não encontra nenhuma solução e finalmente, começa a culpar-se e martirizar-se,caindo em profunda depressão. Hoje, no Japão, uma entre quinze pessoas, sofre de depressão. Dentre os depressivos, os que conseguem pensar, ¨ah,tudo bem!¨, conseguem se curar. As pessoas que pensam, ¨ah, tudo bem. É só tentar novamente!¨, é que são as pessoas que realmente conseguiram mudar o seu espírito,deixando de lado a teimosia e vencer.

   ¨É só tentar novamente do zero¨. As pessoas que assim falam,conseguem deixar para traz o espírito tenaz e começar uma nova vida com o espírito renovado. Conseqüentemente a pessoa será mais vigorosa,viverá novas experiências,e com certeza, irá enfrentar novos nós (fato, obstáculos) da vida, que é realmente o caminho verdadeiro de estar sendo vivificado e orientado por Deus. A vida-modelo de nossa mãe(Oyassama) foi sempre cheia de nós. Mas, o que ela sempre quis ensinar a nós, foi o modo de converter a insatisfação, angústia e tristeza em alegria, satisfação e conformação dos fatos nessas horas.
Se entendermos que os nós são considerados orientações de Deus, que por amar os seus filhos, está sempre preocupado em orientar nossas vidas para o caminho certo, perceberá que Deus estava cultivando-o, fazendo-o crescer espiritualmente, para que aquela pessoa fraca,que estava sempre se queixando da vida, evoluíssem e começassem a desfrutar da vida. Assim sendo, por ter passado por momentos difíceis de sua vida ou que,por causa daquela pessoa, eu me tornei o que sou hoje e consegui graças a isso,converter em alegria as tristezas da vida. E é por esse motivo que falamos que as doenças e causalidades são as flores do caminho.

   Vamos começar agora a mudar nossos corações e evoluirmos espiritualmente para a cerimônia dos 120 anos do ocultamento físico de nossa mãe oyassama.

Chefe da igreja-mor Honshiba, 

Yoshihiko shirokihara



 
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal