PALESTRA 05 - IGREJA TENRIKYO AMAZONIA

Ir para o conteúdo

Menu principal:

ARQUIVOS > PALESTRAS > YOSHIHIKO SHIROKIHARA
Vamos Elevar a Nossa Força de Ação na Dedicação Sincera


   O shinbashirassama, sobre uma pergunta dizendo: “O que seria necessário na tenrikyo hoje?”. Ele respondeu: - Acho que o que falta na tenrikyo hoje seria a força de ação! Se a força de ação também for agir visando a parte de fora, então, seria necessário fazer com que o pensamento sobre as coisas, o pensamento sobre si mesmo voltasse em primeiro lugar à Deus. Acho que cumprir sempre isso, também seria força de ação!
Creio que o conteúdo da força de ação, seria como está escrito na Instrução nº 02 que diz: “Cultivar e praticar o espírito de salvar os outro...”.

DEIXANDO AS SEMENTES

   Quando eu estava morando em Odawara, meu filho mais velho me perguntou qual seria o nome de uma flor amarela que havia no jardim da igreja. Mesmo procurando em livros, ele não conseguia descobrir o nome da flor. Então eu falei:
- Esta flor aparece todo ano aí! - E perguntei: - Você sabe por que ela sempre floresce ai?- Meu filho balançou a cabeça, demonstrando não saber. Então respondi: - Isso ocorre porque ela deixa sua semente. No outono, a flor murcha e seca causando sua morte, não sobrando forma nem sombra. Mas, devido a flor ter deixado sua semente no solo, ela novamente irá aparecer ai. O ser humano também é igual. Como a flor, algum dia a pessoa irá “sumir”. Mas, o importante é deixar a sua semente! 

   Então perguntei para o meu filho: - Qual será o tipo de semente que você irá deixar?- Depois de algum tempo, ele responde: - a Igreja-Mor é muito grande então fica difícil, mas, se for esta igreja, dá pra eu cuidar dela. Eu vou cuidar desta igreja!
Fiquei surpreso com a resposta de meu filho, ainda mais porque ele era uma criança que ainda estava no primário.
Eu novamente volto a refletir sobre a felicidade da sociedade que é tão variada e também sobre a felicidade das pessoas que nela vive. Tenho refletido também, sobre que tipo de sementes, nós, fieis deste caminho iremos deixar para o futuro.

SE ALEGRANDO COM AS DIFICULDADES

   Agradeço sinceramente a todos de todas as igrejas, pois, creio que todos estejam se esforçando bastante, apesar, de todas as dificuldades no dia-a-dia, caminham firmes na dedicação sincera à salvação. Eu mesmo, sem esquecer da humildade e do espírito de satisfação do dia-a-dia, estou podendo andar neste caminho. Creio que a base disto, está nos precursores deste caminho ou nos nossos antepassados. Pois, sucedendo as Igrejas, as mantiveram até os dias de hoje. Fizeram dessas igrejas, o palco para a vida plena de alegria e felicidade, que mesmo perante as dificuldades, dedicaram com sinceridade à vida nas igrejas. Sinceramente, agradeço a eles por tudo.
   Hoje em dia, graças às providencias de Deus, tanto a religião quanto a sociedade, sentimos uma melhora da situação e muitas coisas estão se tornando bastante convenientes e usuais aos caprichos dos homens. Quase tudo anda favorável ao homem. Vivemos uma ilusão por pensar que estamos fazendo tudo de acordo com os nossos desejos. 

   Acho que mesmo as pessoas que vivem no caminho da fé, apesar de terem recebido a maravilhosa graça, e está sempre recebendo as providencias de Deus diariamente, a emoção, a predestinação da família no inicio da fé à Deus, com o passar do tempo tal sentimento começa a enfraquecer e o sentimento de retribuição com sinceridade à Deus, começa a mudar à uma situação de sentimentos mais egoísticos, pretensioso e arrogante pensando que está fazendo um favor à Deus. Creio que seja importante nesse momento que nós, seguidores deste caminho, ponhamos os pés no chão e reflitamos os primeiros dias neste caminho, e principalmente, o porquê estarmos neste caminho.

   Há algum tempo, eu tive a oportunidade de cuidar de uma pessoa com câncer. Essa pessoa ficava vendo uma bonita paisagem e respirando profundamente ficava dizendo: - Ah, como é bonito! Acho que no próximo ano, eu não poderei mais ver tal paisagem. - Assim, ela suspirava, deixando-me muitas vezes sem palavras. Vendo isso, achei que seria natural essa pessoa se deleitar vendo essa bonita paisagem. Achei então um desperdício e muita falta de consideração à Deus viver os dias apenas parado. Em relação à dádiva recebida de Deus que é a “vida”, seria inconveniente esquecer-se do sentimento de gratidão pelo “agora”. Essa é uma das bases do ensinamento da Tenrikyo. Tal qual, pensei também que é muito importante se esforçar em ter esse sentimento e conservá-lo dia-a-dia.

   Normalmente, fala-se que a primeira pessoa que lhe mostra as orientações divina, ela lhe mostra a sua predestinação. Creio que se eu não estivesse neste caminho, a minha família, minha esposa e meus filhos já estaríamos separados. E quando eu penso nisso, sinto manar uma imensa gratidão pela 1º, 2º, 3º, enfim a 4º geração de minha família que derramaram o suor deixando a marca de sua dedicação neste caminho.

   A família Shirokihara também tem uma má predestinação. Estamos recebendo a vida que na realidade não deveríamos recebê-la, mas, graças à determinação espiritual e a dedicação neste caminho, nos foi concedida a vida ate hoje. Atualmente na sociedade, reparamos um acumulo de pessoas que sofrem com angustia, depressão, problemas e deficiências. Nós, seguidores deste caminho, devemos ao máximo procurar ajuda-los, senão, nunca iremos conseguir realizar a vida plena de alegria e felicidade. Bom, ao pensar que, uma pessoa tem um tempo limitado para fazer algo, se não recebermos a graça e se não recebermos a orientação de oyassama, este mundo de sofrimento e as deficiências nunca serão solucionados. Assim sendo, sinto na alma a imensa importância da dedicação neste caminho como também, agradeço de coração as oportunidades de fazer o hinokishin.

   Mesmo nas divulgações, não acho importante apenas entregar panfletos e bater na porta de casa em casa. Nos é ensinado que, “Dizer uma palavra é hinokishin. Apenas deixa-se espargida a fragrância.”. Dizer “bom dia”, “obrigado” às pessoas com quem depara; tentar conversar e falar sobre Oyagamissama, Oyassama, passando a elas a intenção do parens é que é importante no Nioigake. Acho que isso sim é Nioigake. Oyassama reza para que todas as pessoas do mundo sejam felizes. Ao mesmo tempo ela pede aconselhando que todos se dediquem com sinceridade verdadeira no espírito, deixando de lado suas conveniências e tenha no espírito o sentimento de salvar os outros, pensando na felicidade do próximo. 

   Vamos deixar esses tipos de sementes para um futuro melhor. 


Chefe da igreja-mor Honshiba, 

Yoshihiko shirokihara



 
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal