OMOTARI-NO-MIKOTO - IGREJA TENRIKYO AMAZONIA

Ir para o conteúdo

Menu principal:

ARQUIVOS > AS DEZ PROVIDÊNCIAS
OMOTARI-NO-MIKOTO
<A providência divina da temperatura no corpo humano, e do fogo no mundo>

Revela-se no céu como o Sol. O ponto cardeal é sul. E representada como uma deidade feminina que fez o tempo, no princípio deste mundo. O seu aspecto no mar de lama na criação dos seres humanos é simbolizado por uma cobra grande com doze cabeças e três caudas com a respectiva espada na ponta.
No corpo humano, é o trabalho de conservar a tempe­ratura. No mundo, preside os doze meses e as doze horas e é o trabalho relativo ao fogo, a todo o calor, a começar pela temperatura de acordo com as quatro estações do ano.

O corpo humano que perde o calor torna-se uma mera massa física. Mas ter demasiado calor torna periclitante a vida. Ávida é mantida por esta providência da temperatura adequada. Esta providência é denominada de Omotari-no-mikoto. Ainda, este mundo não poderia existir sem a luz e a energia do Sol. O crescimento e a atuação dos seres vivos são possíveis porque existe o trabalho do calor. Pode-se viver de dia sob a luz do Sol e, de noite, iluminado por luz elétrica graças a esta providência.

Cozinhar, esquentar a água da banheira, ter aque­cimento no frio, ter ar-condicionado no calor, ou trabalhar o ferro e o barro controlando o calor do fogo, e ter também a circulação das ondas de rádio e televisão, todas as fontes do calor e a energia são graças desta providência. O espírito caloroso corresponde à característica desta providência. O espírito amoroso de iluminar calorosamente sem discriminação. O espírito de trabalhar diariamente com imutável sinceridade, sem mínima interrupção nem procurar proveito pessoal. O espírito de empenho de formar a base do bom destino dos parentes, familiares e próximos. E o espírito de dedicar a sinceridade ilimitada de dar ou servir. Ao contrário, o espírito de mesquinhar em dar algo, em oferecer o préstimo e em dedicar-se, e de não admitir sua falta e defeito, não combina com esta providência. Ainda, por amor-próprio e estima pessoal, ser ingrato, ter ódio e rancor e causar atrito com os outros, estará sendo um pesar em relação a esta providência.

Os usos espirituais que não correspondem à carac­terística desta providência, causam febre e surgem como a doença valvular e a hipertrofia do coração, o aneurisma, a miosite, a leucemia, a hiperacidez do estômago, o glaucoma, o tumor e a apoplexia cerebral, e as doenças contagiosas com febres altas, além das calamidades e acidentes relacionados com o fogo, tais como a queda de raios, a erupção de vulcão, a explosão e o incêndio. Por isso, é muito importante passar o dia-a-dia com o espírito caloroso e amável, eliminando o espírito cruel de querer obter gratidão dos outros.



 
Voltar para o conteúdo | Voltar para o Menu principal